Ataques terroristas contra os EUA serviram de base para diversas produções lançadas nas últimas duas décadas.
Considerados um dos maiores atentados da história recente, os ataques do 11 de setembro nos Estados Unidos completam 22 anos nesta segunda-feira. Ao todo, 2.996 pessoas, incluindo 19 terroristas, morreram durante os ataques, que tinham como alvo o World Trade Center, em Nova York, o Pentágono e a Casa Branca ou o Capitólio. No último caso, o voo 93 da United Airlines foi derrubado antes de atingir os alvos, impedindo a confirmação de qual seria o destino. O episódio foi um marco na segurança e na luta antiterrorista dos Estados Unidos e reverbera até os dias de hoje. O ataque inspirou diversas produções audiovisuais, como filmes, documentários e séries documentais. Confira abaixo alguns longas que falam sobre o tema.
“A Hora Mais Escura” (2012)
Com um elenco recheado de estrelas como Jessia Chastain, Jason Clarke e Kyle Chandler, “A Hora Mais Escura” não mostra o atentado em si, mas a repercussão dos ataques do 11 de setembro. O foco do filme está em Maya, vivida por Chastain, uma aente da CIA que tenta localizar Osama Bin Laden após o ataque. A produção do filme precisou ser reformulada após a morte de Bin Laden, em 2011. O longa foi aclamado pela crítica e concorreu a cinco prêmios do Oscar, vencendo a categoria de Melhor Edição de Som.
Disponível em Amazon Prime Video e Netflix.
“As Torres Gêmeas” (2006)
Disponível em Netflix e Telecine.
“11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente” (2021)
O primeiro documentário da lista é “11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente”, lançado em 2021 e conta a visão do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e de sua equipe mais próxima durante e nas primeiras horas após o ataque do 11 de setembro. Dentre os depoimentos colhidos, estão o do próprio ex-presidente, o do ex-vice-presidente, Dick Cheney, e da ex-secretária de Estado, Condoleezza Rice. O vencedor do Oscar Jeff Daniels é responsável pela narração.
Disponível em Apple TV+.
“Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror” (2021)
Também lançada em 2021, na marca do 20º aniversário do atentado, a série documental “Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror” acompanha os ataques contra o Wolrd Trade Center, indo do surgimento da Al Qaeda na década de 80 até a resposta dos Estados Unidos ao Oriente Médio após o atentado. A série tem pouco mais de cinco horas de duração, sendo dividida em 5 episódios.
Disponível na Netflix.
“Voo United 93” (2006)
Por fim, temos o “Voo United 93“, que conta a história real dos passageiros que estavam na aeronave UA-93, sequestrada para ser utilizada no ataque. Os civis conseguiram tomar o controle do avião, que acaba caindo antes de atingir seu alvo. O Capitólio e a Casa Branca são os principais alvos especulados pelos terroristas. Dirigido por PAul Greengrass, o filme foi lançado em abril de 2006.
Disponível em Telecine.