De acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM, 2017), os componentes da aptidão física voltados à saúde são a resistência cardiorrespiratória, a força e a resistência muscular. “Além dos aspectos associados à aptidão física, a prática regular [da corrida] contribui ainda para a melhoria da saúde mental, ao reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão”, explica José Gustavo.
Segundo ele, esses benefícios para a saúde mental acontecem porque a corrida aumenta os níveis de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. “Estudos comprovam também que a corrida traz melhorias para o sono, pela alta liberação de hormônios, como a melatonina, que contribui para um sono mais reparador”, acrescenta.
A partir disso, José Gustavo também compartilha os cinco motivos que tornam essa prática tão atrativa. Confira!
1. Melhora da saúde cardiovascular
A corrida fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e regula a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente cerebral vascular (AVC).
2. Controle do peso
É uma atividade de alto gasto calórico, ideal para quem deseja emagrecer ou manter o peso, além de ajudar no controle do metabolismo.
Praticar corrida de rua faz o corpo liberar substâncias que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade Imagem: 4 PM production | Shutterstock
3. Redução do estresse e da ansiedade
Durante a corrida, o corpo libera endorfina e serotonina, substâncias que proporcionam bem-estar, aliviando o estresse e a ansiedade.
4. Fortalecimento muscular e ósseo
A corrida trabalha diversos grupos musculares e fortalece os ossos, ajudando na prevenção de osteoporose e melhorando a postura e o equilíbrio.
5. Melhora da qualidade do sono
A prática regular de corrida auxilia na regulação do ciclo do sono, proporcionando noites mais tranquilas e reparadoras.