O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) está definindo neste momento, os nomes dos desembargadores que concorrerão às vagas de ministro abertas na corte. A sessão é presencial e foi iniciada as 9h, a votação é secreta e aberta ao público. Já ocorreram dois escrutínios e até agora apenas Carlos Vieira Von Adamek do TJ-SP, já entrou na lista dos quatro que vão ser encaminhados ao presidente Lula. Os maranhenses Paulo Velten e Ângela Salazar já estão fora da disputa.
Para figurar na lista dos quatro escolhidos, os desembargadores que concorrem as vagas precisam receber no mínimo 17 votos em escrutínio único que tem a participação atualmente de 30 membros.
No segundo escrutínio, Carlos Vieira Von Adamek recebeu 19 votos e se garantiu na lista dos quatro desembargadores.
Agora no terceiro escrutínio concorrem: Elton Martinez Carvalho Leme do TJ-RJ, que teve 16 votos; José Afranio Vilela do TJ-MG obteve 15 votos; Honório Gomes do Rego Filho do TJ-PE teve 10 votos; Teodoro Silva Santos do TJ-CE que teve 9 votos; Erivan José da Silva Lopes do TJ-PI e Maurício Kertzman Szporer do TJ-BA, que cada um teve oito votos.
Os maranhenses Paulo Velten garantiu quatro votos e Ângela Salazar não recebeu votos. Por conta disso estão fora do terceiro escrutínio.
Vaga de advogados
No período da tarde, os desembargadores vão forma a lista da tríplice da vaga destinada aos advogados. Os concorrentes escolhidos pelo conselho federal da OAB são eles: Daniela Teixeira, Luís Cláudio Chaves, Luiz Cláudio Allemand, Otavio Luiz Rodrigues Junior, André Luis Guimarães Godinho e Márcio Eduardo Tenório da Costa Fernandes.
As duas listas serão encaminhadas ao presidente da República, a quem cabe indicar os dois desembargadores e o membro da advocacia que passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal. Após a aprovação pela CCJ e pelo plenário do Senado, os escolhidos serão nomeados e empossados como ministros.
Fonte: Blog Diego Emir