O vereador Ivaldo Rodrigues (PSB) apresentou proposta para transformar o cenário urbano de São Luís. A iniciativa trata da criação e implantação do Parque da Cidade e Zoológico, visando proporcionar espaços de lazer, educação ambiental e preservação da fauna e flora local. A proposta foi apresentada na Câmara Municipal de São Luís e encaminhada ao governo estadual.
A ideia de criar o espaço veio das experiências do vereador em passagem por outras capitais. “Entendemos que São Luís não pode ficar fora desse contexto. O mundo clama pela preservação do meio ambiente e pela manutenção de suas espécies nativas. São Luís precisa estar conectada nessa causa, trabalhando pela educação ambiental da sua juventude e garantir a preservação de uma importante área verde da cidade, atraindo também o turismo”, reforça Ivaldo Rodrigues.
A área sugerida para o Parque Ambiental e Zoológico é o Sítio Santa Eulália, no Jaracati. O vereador destaca que essa implantação vai contribuir para a preservação do local como um ambiente de colaboração para o meio ambiente, evitando a ocupação de forma indevida. “Além disso, São Luís terá mais um atrativo turístico e oportunidade da população, em especial as crianças, terem contato com diversas espécies da fauna e flora, alguns já em perigo de extinção”, ressalta.
Rodrigues destacou ainda, a importância de investir em áreas verdes e espaços de convívio em uma metrópole em constante crescimento como São Luís. “A criação do Parque da Cidade e Zoológico vai oferecer opções de entretenimento para os cidadãos e contribuir para a conscientização ambiental e a preservação das espécies locais”, enfatizou.
O parlamentar ressaltou que estas iniciativas promovem o bem-estar da população, proporcionando áreas de recreação ao ar livre, o contato com a natureza e oportunidades para atividades físicas, além de estimular o turismo e fortalecer a economia local.
“Ao investirmos em espaços deste porte, estamos pensando no presente e no futuro das próximas gerações. São locais que unem diversão, educação ambiental e conscientização sobre a importância de preservar os ecossistemas e em respeitar a biodiversidade. Com essa proposta, buscamos deixar um legado de cuidado com o meio ambiente e responsabilidade com o futuro da cidade”, ressalta Ivaldo Rodrigues.
Aprendizado e preservação – Com foco na conservação, educação, pesquisa e lazer, os zoológicos diversificaram suas funções ao longo da história. Estes espaços são opções acessíveis para promover aprendizagem e conexão com a natureza. A partir do século XX, os zoológicos passaram a ser conhecidos como ‘museus vivos’, pois, tinham como foco representar os diversos tipos de comportamentos e habitats dos animais e, consequentemente, diversificaram seus papéis, de forma a contribuir também para a conservação e, posteriormente, para a educação.