A professora e historiadora Júlia Constança foi a entrevistada desta segunda-feira (2), no programa Pautas Femininas, que vai ao ar semanalmente pela Rádio Assembleia (FM 96,9). O tema do programa foi o aniversário de 412 anos de São Luís, que serão celebrados no dia 8 de setembro.
Docente da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Júlia Constança abordou, entre outros temas, os desafios enfrentados pela capital maranhense. “São Luís tem conseguido se adaptar às mudanças do tempo, mas, claro, tem problemas como toda cidade com uma população tão grande. No aspecto histórico, olhamos o presente que nos dá pistas do passado e nos mostra como a história tem ocorrido e como a sociedade tem lidado com seus problemas”, pontuou a entrevistada.
Para a professora, a manutenção dos patrimônios – material e imaterial – de São Luís dependem tanto do poder público, quanto da sociedade, que precisam compreender as dinâmicas culturais da própria cidade, que cresce absorvendo novas tendências, mas sem deixar de lado o passado.
“Este patrimônio fomenta o turismo, a cultura e expressa quem é a cidade, a vivência da sua população e cria alternativas como geração de renda e crescimento econômico, mas que precisa ser gerido. É necessário também que a população conheça este patrimônio, pois vemos que há um desconhecimento de uma parcela da sociedade sobre a cidade”, frisou a professora.
A historiadora falou ainda sobre a parte moderna da capital, que se desenvolveu depois da Ponte José Sarney; a polêmica sobre a origem da fundação da capital, se francesa ou portuguesa; a presença de comunidades tradicionais no território; além de outros aspectos históricos da cidade.