A deputada estadual Iracema Vale (PSB), primeira mulher na história a presidir a Assembleia Legislativa do Maranhão, concedeu, esta semana, entrevista ao programa Ponto Continuando, da 92.3 FM.
Na conversa com os jornalistas Clodoaldo Corrêa, Glaucio Ericeira, e Rogério Silva, a parlamentar fez um balanço positivo da eleição municipal para o seu grupo político, comandado pelo governador Carlos Brandão (PSB); tratou sobre a gestão na Alema e informou sobre novas ações; confirmou que disputará novamente a eleição para o comando da Casa, biênio 2025/26, tendo sinalizado que o pleito poderá ser realizado em dezembro ou janeiro; salientou a construção da unidade que está sendo feita em torno do nome de Roberto Costa (MDB) para a Famem; e falou sobre os cenários que estão sendo construídos para 2026, quando ocorrerá a sucessão de Brandão.
Sobre recente decisão do ministro Luiz Fux, do STF, Iracema explicou que a Procuradoria da Assembleia está providenciando as adequações necessárias do Regimento Interno e as submeterá, em breve, ao magistrado.
Ela disse não enxergar nenhum tipo de problema ou entrave na realização de um novo pleito e confirmou que colocará novamente seu nome à disposição dos seus pares; tendo sinalizado que a escolha interna poderá ocorrer ainda este ano, em dezembro, ou em janeiro de 2025.
“Eu estou presidente da Assembleia, eleita e reeleita pela unanimidade com o apoio dos amigos deputados e deputadas. Não vejo nenhum problema em realizar uma nova eleição para o próximo biênio, caso assim seja decidido em definitivo, e colocarei meu nome à disposição. Afinal, tenho este direito, assim como os demais parlamentares”.
A deputada disse estar satisfeita com o resultado da eleição municipal, para o seu grupo político em alguns municípios, e salientou também a conquista do campo majoritário liderado pelo governador que, além de ter obtido vitória com aliados em 157 Prefeituras, também elegeu centenas de vice-prefeitos (as) e vereadores (as).
Ela destacou os avanços implementados no Estado por Brandão, salientando também a forma pacificadora e de união com a qual o governador faz política.
“O lema do governador é unidade e parceria. Ele conversa com todos e acredito que vá ampliar ainda mais esta base apoiadora que é muito importante para a eleição de 2026”.
Questionada sobre seu caminho político, para daqui a dois anos, Iracema disse que o futuro a Deus pertence e que ela é uma aliada de primeira hora de Brandão.
Sobre a Famem, cujo processo caminha para a formação de uma chapa única, avaliou que Roberto Costa, deputado estadual e prefeito eleito de Bacabal, é um político experimentado; que possui trânsito nos governos estadual e federal; e que, em sendo eleito presidente da entidade, contribuirá muito com o municipalismo maranhense.
A parlamentar confirmou apoio a Rildo Amaral (PP), seu colega de Assembleia, para prefeito de Imperatriz, cujo segundo turno acontece neste domingo (27); apontou os avanços alcançados por sua gestão à frente do Poder Legislativo Estadual, tendo anunciado novas ações.