O Partido dos Trabalhadores no Maranhão divulgou resolução, intitulada de “O processo eleitoral de 2024 e as perspectivas para o PT no Estado do Maranhão, no qual, além de fazer um balanço do pleito do último dia 06, apontando também estratégias para o seu crescimento, como forma de equiparar-se ao lulismo, cravou apoio ao vice-governador Felipe Camarão, que pertence aos seus quadros, para a sucessão do governador Carlos Brandão (PSB) em 2026.
“Olhando para o futuro, em 2026, será a vez dos partidos apoiados pelo PT devolverem o apoio a nossa sigla, considerando a importância da alternância de poder e a construção de um projeto político duradouro e inclusivo no Estado. Por isso mesmo, o Partido é unânime na defesa do projeto Felipe Camarão Governador. Contudo, o PT/MA se mantém cauteloso e não antecipará o debate sobre táticas eleitorais, deixando essa discussão para 2026. O compromisso do PT neste momento, é apoiar o governo Lula e consolidar o governo Brandão e o legado de Flávio Dino. Dessa forma, o PT demonstra maturidade política e compromisso em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão”, diz um dos trechos do documento.
Sobre os desafios para que a sigla, de fato, se torne grande no Estado, foi apontado: “Para que o PT alcance um crescimento semelhante ao do presidente Lula no Maranhão, o partido precisa investir na sua militância, por meio da formação de lideranças locais e da relação com os movimentos sociais e sindicais, criando uma base sólida de apoio, além de desenvolver canais de comunicação eficientes para engajar a juventude e novas lideranças que se identificam com o PT, mas estão fora na vida interna partidária. O PT precisa demonstrar sua capacidade de governar com eficiência e participação popular, como será o caso na cidade de Codó, com mais de cem mil habitantes, e Brejo, além de continuar a defender pautas que dialoguem diretamente com os interesses da população, como a educação, a saúde, o saneamento básico, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico local”.
“A reeleição do presidente Lula, em 2026, é a prioridade do PT maranhense e uma oportunidade para consolidar o projeto democrático e inclusivo que vem reconstruindo o Brasil. Sob a liderança de Lula, o país iniciou a recuperação econômica, ampliou programas sociais, e reforçou o compromisso com as políticas públicas. Formar uma frente ampla em torno de sua candidatura é essencial para isolar as forças neofascistas e de ultradireita que representam uma ameaça à democracia e ao Estado de Direito. Essa frente deve unir partidos progressistas, movimentos sociais e representantes da sociedade civil, garantindo que o Brasil siga avançando com políticas públicas que melhore a vida do povo. Assim sendo, somos cientes da necessidade de abrirmos o Partido para entrada de lideranças com o perfil adequado a representar nosso Programa de defesa da classe trabalhadora. Abrir é diferente de inchar, de aglutinar sem critério e/ou sem qualidade. Estamos falando de crescimento e contribuição reais às nossas bandeiras a ao nosso projeto de governar o MA e continuar a governar o Brasil em 2026”, complementa em outro trecho.