A Justiça determinou, nesta quinta-feira (5), o afastamento imediato da prefeita de Barão de Grajaú, Claudimê Araújo Lima, do cargo. A decisão, tomada pelo juiz David Mourão Guimarães de Morais Meneses, visa assegurar a transição de gestão no município, diante de fortes indícios de desrespeito às regras de transição e omissão por parte da gestora, mesmo após a imposição de multa para cumprimento de determinações judiciais.
Além do afastamento, a sentença determina que o vice-prefeito, Pedro José Alves de Carvalho, assuma o cargo de prefeito até 31 de dezembro de 2024. A medida busca garantir que a nova administração tenha acesso às documentações e aos locais públicos necessários para planejar as atividades e assegurar a continuidade dos serviços municipais.
A prefeita também está proibida de ingressar em qualquer repartição pública municipal, como escolas, unidades de saúde e secretarias, até o início de 2025. Além disso, Claudimê Araújo não pode deixar o município sem autorização judicial, até 1º de janeiro de 2025, para evitar o desaparecimento de documentos que possam estar sob sua responsabilidade.
Pedro José Alves de Carvalho, o novo prefeito nomeado, deve assegurar o cumprimento imediato das determinações, incluindo a comunicação a todos os responsáveis pelas repartições municipais sobre a proibição de acesso da prefeita. Caso a decisão não seja cumprida dentro do prazo de 72 horas, será aplicada uma multa diária de R$ 2.000,00.