O prefeito eleito de Lajeado Novo, Itaíres Lobo Santos, conhecido como Tratorzão, formalizou uma Representação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), denunciando omissões graves por parte da atual gestão municipal, sob a responsabilidade da prefeita Ana Léa Barros, durante o processo de transição de governo.
O processo aponta que a equipe de transição do prefeito eleito enfrenta dificuldades para obter documentos da atual gestão.
A Corte de Contas deferiu uma medida cautelar determinando que, no prazo de 48 horas, seja disponibilizado à equipe de transição do prefeito sucessor um relatório detalhado sobre a situação administrativa do município, incluindo todos os documentos.
O descumprimento da decisão acarretará multa diária de R$ 2.000,00, além de outras sanções previstas em lei. A prefeita também deverá informar ao TCE, dentro do mesmo prazo, as providências adotadas para cumprimento da determinação.
O caso foi encaminhado ao Ministério Público Estadual, que analisará a responsabilização dos envolvidos e possíveis medidas judiciais.