O prefeito eleito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), registrará, nesta tarde, chapa na qual irá concorrer, no próximo dia 15, para presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), biênio 2025/26.
O emedebista, de acordo com o que foi apurado, terá como 1º vice-presidente o prefeito reeleito de Peritoró, Dr. Júnior (PP), e como 2ª vice-presidente a prefeita reeleita de Santa Quitéria do Maranhão, Sâmia Moreira (PDT).
O colegiado, ainda de acordo com informações de bastidores, terá as participações de prefeitos do PL, sigla comandada no Estado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho
Dr. Júnior, passou certo tempo sendo instigado por políticos dinistas a entrar na disputa e confrontar Costa, que detém maioria de apoios e a chancela do Palácio dos Leões, como forma de fazer com que o tensionamento dentro do grupo político liderado pelo governador Carlos Brandão (PSB) permanecesse.
O progressista, no entanto, recuou e resolveu ouvir a voz da razão, acompanhando o entendimento de políticos – como o próprio Brandão; o vice-governador Felipe Camarão (PT); o presidente do seu partido, ministro André Fufuca; a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB); o prefeito eleito de São Mateus, Miltinho Aragão (PSB); além do próprio Roberto Costa – que pregam a unidade visando o pleito majoritário de 2026.
O prazo improrrogável para registro de chapas expira às 18h desta sexta-feira, 10, na sede da entidade municipalista, no bairro do Calhau, em São Luís
Ao que tudo indica, apenas o grupo encabeçado pelo prefeito de Bacabal deverá homologar o projeto.