Durante uma sessão de gala realizada em Los Angeles em dezembro de 2024, Robert Eggers, o diretor da nova adaptação de “Nosferatu”, fez um agradecimento especial ao personagem Bob Esponja. Ele destacou a importância do personagem na popularização do vampiro clássico entre o público infantil nos anos 2000, mencionando que o personagem da animação fez algumas aparições que contribuíram para isso.
“Havia um programa chamado ‘Muppet Babies’ quando eu era criança, que passava pequenos clipes do ‘Fantasma da Ópera’, de Lon Chaney, e versões iniciais de ‘Cyrano de Bergerac’ e coisas assim; aquele desenho estranho me mostrou muitos filmes que assisti apenas um pouco mais velho, mas ainda com as memórias de ‘Muppet Babies’. Então, obrigado, Bob Esponja!” disse o diretor em entrevista ao The Hollywood Reporter.
O personagem vampiresco aparece em alguns episódios do desenho, sempre de maneira cômica. Em uma das aparições, o vampiro é repesável por ficar apagando as luzes do restaurante. Nicholas Hoult, que assume o papel de Thomas Hutter no filme, também se manifestou sobre a influência de Bob Esponja. “Preciso voltar e assistir a mais ‘Bob Esponja’. E eu gosto que essa seja a introdução das pessoas a ele [Nosferatu], e espero que esta seja uma reintrodução ao personagem de uma forma diferente.”
O novo longa-metragem “Nosferatu”, previsto para ser lançado em 2025, narra a história de Thomas Hutter, um agente imobiliário que se aventura nos Montes Cárpatos para negociar a venda de um castelo ao conde Graf Orlok, um vampiro. O filme promete trazer uma abordagem inovadora ao clássico do terror.