A procuradoria geral do município de Cidelândia, entrou com uma notícia crime na Polícia Federal para instauração de inquérito contra o ex-prefeito Fernando Teixeira e o seu ex-gestor financeiro, Walber Gomes Coelho, por ato delituoso contra o patrimônio público da municipalidade.
De acordo com a denúncia, a atual gestão de Cidelândia tomou conhecimento de que Fernando Teixeira teria acessado as contas públicas do município e transferido valores indevidamente.
Ao analisar o TransfereGov, notou-se que no dia 30 de dezembro de 2024, o ex-gestor financeiro de Fernando Teixeira, teria autorizado e emitido uma nota de pagamento no valor de R$ 193.386,83 em favor da empresa LPL CONSTRUTORA E REPRESENTAÇÃO LTDA, em seguida o ex-gestor efetuou o pagamento no dia 2 de janeiro de 2025, quando Fernando Teixeira não mais exercia o mandato de prefeito e portanto, não poderia ter mais acesso ao sistema de gerenciamento de contas públicas de Cidelândia.
Fernando Teixeira e Walber Gomes Coelho estão sendo denunciados pelo crime de usurpação do exercício de função pública, previsto no art. 328 do código penal, que pune a conduta de quem realiza atos próprios de autoridade, sem ter legitimidade para isso.
A grave denúncia contra Fernando Teixeira se soma a um conjunto de outras irregularidades detectadas pela gestão recém empossada de Cidelândia, revelando uma conduta recheada de indícios de improbidade.
Fernando Teixeira que deixou o cargo no final do ano passado, sequer cumpriu os trâmites de transição exigidos por lei, e deverá responder na justiça pelas imputações que estão sendo feitas contra ele.
A nossa reportagem tentou contato com as pessoas citadas na denúncia, mas até o fechamento da matéria, não obteve resposta.