Há décadas, o deputado Josimar de Maranhãozinho é vítima de mentiras, armações, montagens e distorções que tentam minar sua imagem pública, sua honra e a de sua família. Há décadas, seus opositores apelam para ataques baixos e nada conseguem provar.
Como na indústria das fake news nada se cria, tudo se recicla, é comum que velhas mentiras sejam requentadas para manter o mesmo tipo de ataque à reputação do parlamentar, responsável pelo segundo maior grupo político no estado.
A estratégia dos ataques segue uma espécie de roteiro e ocorre a cada movimentação política de Josimar. Foi assim na eleição de 2022, quando ele elegeu quatro deputados federais e cinco estaduais; e na eleição de 2024, quando o seu grupo elegeu o maior número de prefeitos.
De olho em alianças eleitorais para o pleito de 2026, Josimar tem feito, nos últimos meses, movimentos com políticos que podem lhe fortalecer ainda mais. Agora, prestes a embarcar no governo Brandão, ele voltou a alvo de alvo dos rivais que usam vazamento ‘requentado’ na imprensa para desgastar a imagem do parlamentar que sempre prezou uma reputação ilibada ao longo de sua trajetória de na vida pública.
Assim como das outras vezes, Josimar já publicou nota explicando que o devido processo legal tem como consequências a ampla defesa e o contraditório, que são princípios fundamentais do processo judicial, mas não são aplicados em inquéritos policiais como essa da Policia Federal que apurou suposta comercialização de emendas parlamentares. Por isso, segundo Josimar, o andamento da ação penal no STF evidenciará que as acusações contra ele não são verdadeiras.
Isso é reforçado, por exemplo, no próprio inquérito da PGR que, em sua conclusão, afirma que não foi comprovada nenhuma vantagem aos parlamentares, seja ela financeira ou de qualquer outra espécie. Isso corrobora com a defesa do líder político maranhense que não houve nenhuma irregularidade, uma vez que a aplicação dos recursos destinados por meio de emendas parlamentares é responsabilidade dos gestores municipais, e não dos deputados.
Os adversários do deputado não têm qualquer compromisso com a verdade, por isso não se importam em ser constantemente desmentidos. O que tentam é criar dúvidas, sentimentos negativos, que depois são usados para manipular as pessoas vítimas desse esquema de desinformação. Não caia nessa! Eles espalham mentiras, mas é preciso compartilhar a verdade.