O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (PSB), foi indiciado pela Polícia Federal, pelo crime de corrupção ativa, previsto no artigo 333 do Código Penal Brasileiro, além dos crimes previstos nos art. 2o, Lei n. 12.850/13 e art. 1o, Lei n. 9.613/98, que tratam sobre organização criminosa e ocultação valores e bens provenientes de crimes.
O indiciamento é resultado da conclusão do relatório final da Operação 18 minutos, deflagrada em agosto do ano passado para apurar o envolvimento de desembargadores e advogados na negociação de sentenças em troca de ganhos financeiros, e que resultou no monitoramento por tornozeleira eletrônica do atual prefeito.
A Polícia Federal enviou ao Ministro do Superior Tribunal de Justiça João Otávio de Noronha, relator da Operação 18 minutos, o Relatório Final.
Além de Fred Campos, os advogados Francisco Xavier de Sousa Filho, José Helias Sekeff do Lago, Carlos José Luna dos Santos e Sebastião Moreira Maranhão também foram indiciados.
O ex-deputado Edilázio Júnior e o irmão do prefeito, Alderico Campos, também foram indiciados, além dos desembargadores Luiz Gonzaga, Guerreiro Júnior e Nelma Sarney, e os juízes Cristiano Simas e Alice Rocha.
As informações foram publicadas com exclusividade pelo blog Direito e Ordem, do advogado Alex Ferreira Borralho.