As matracas e pandeirões ainda estão aquecendo o seu batuque no Maranhão, mas o Maior São João do Mundo já desembarcou na cidade do Rio de Janeiro. Neste domingo (27), o Governo do Estado apresentou a beleza das festas juninas para a comunidade e as operadoras de turismo cariocas. O Boi de Sonhos (sotaque de Orquestra) e o Boi de Maracanã (sotaque de matraca) fizeram a festança na Feira de São Cristóvão, reduto da cultura nordestina na capital fluminense.
O governador Carlos Brandão foi o anfitrião da festa ao lado da primeira-dama, Larissa Brandão, e da influenciadora digital Thaynara OG, embaixadora do São João do Maranhão em 2025. Esta é a primeira vez que o São João do Maranhão é apresentado ao trade turístico e ao público no Rio de Janeiro. Em seguida, ação semelhante será realizada em São Paulo, dia 29, pelo terceiro ano.
evento na Feira de São Cristóvão, que levou ao público carioca a riqueza de ritmos, cores e encantos do folclore maranhense, visa superar o sucesso de público e retorno econômico ao estado das temporadas juninas dos anos anteriores.
O evento foi promovido pelas secretarias de Estado da Cultura (Secma), do Turismo (Setur) e da Comunicação Social (Secom), como parte de uma estratégia para intensificar a divulgação e fortalecer a manifestação folclórica mais tradicional do Maranhão, com o objetivo de atrair mais turistas e gerar emprego e renda.
O governador Carlos Brandão afirmou que a ação fortalece o turismo, mostrando para o Brasil inteiro a grandiosidade da cultura maranhense.
“Estamos aproveitando para mostrar um pouco da nossa cultura e da nossa tradição para os moradores do Rio de Janeiro. Nosso São João vai começar em maio e vai até julho. É o Maior São João do Mundo. E a diferença do Maranhão é que temos muita diversidade: quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula e o bumba meu boi, nossa maior tradição. Estamos mostrando para o Brasil que o Maranhão é rico em cultura”, ressaltou o governador Carlos Brandão.
Brandão também destacou que o turismo cresceu 44% no Maranhão. “A pesquisa feita ao longo do São João 2024 mostrou que 96% dos turistas que visitaram o estado querem voltar. Estamos muito felizes com esses resultados. Não tenho dúvida que esse ano vai ser ainda melhor e vamos superar o retorno econômico que temos verificado nos últimos anos”, assinalou.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, fez uma avaliação positiva do evento realizado no Rio de Janeiro e informou que a programação 2025 do Maior São João do Mundo já começa na próxima semana.
Thaynara OG falou da grandiosidade do São João do Maranhão e da diversidade cultural do estado e aproveitou para convidar o público para a sétima edição do São João da Thay, que ocorre dias 6 e 7 de junho, em São Luís.
“O São João da Thay faz parte do início da temporada do São João do Maranhão. A grande novidade deste ano é que será uma edição aberta ao público com o apoio do Governo do Maranhão. Com isso, vamos conseguir atrair atenção para o São João do Maranhão, que merece cada vez crescer mais e com mais reconhecimento nacional”, afirmou Thaynara OG.
naturais, pois os Lençóis Maranhenses são o maior atrativo para o turista carioca, que somada a uma festa como essa de São João aumenta a nossa argumentação para fechar os pacotes de viagem”, disse Maurício Zampieri.
A guia turística Vanderneide Lima afirmou que já está com pacotes fechados para o Maranhão no período junino. “Eu estou emocionada em ver o bumba meu boi aqui na Feira de São Cristóvão. Eu já fechei um pacote maravilhoso para grupos que vão a São Luís para ver o bumba meu boi no São João e depois vão para os Lençóis”, disse.
Após a intervenção artística na Feira de São Cristóvão voltada para a imprensa e o trade turístico, foram feitas apresentações na Avenida Atlântica, no bairro de Copacabana, um dos mais tradicionais e movimentados do Rio de Janeiro.
A ação chamou a atenção de quem estava nas ruas e orla do bairro como a esteticista Viviane Almeida. “Achei linda a apresentação. E essa combinação, diante da orla, chama ainda mais atenção. Eu, que sou de Rondônia, fico muito feliz em ver tudo isso, pois me lembra minha terra. Elas dançam maravilhosamente bem”, disse.
No sábado (26), o Governo do Maranhão já havia promovido um cortejo por diversos pontos turísticos da cidade. O “Rio Bumba Bus” fez um passeio especial pelo Rio de Janeiro ao som do bumba meu boi, encerrando o trajeto com muita animação na Lapa.