O Corregedor Nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, solicitou informações à Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), à Corregedoria-Geral de Justiça e ao juízo responsável pela ação de improbidade administrativa que apura irregularidades no Cartório do 1º Ofício da Comarca de Caxias.
A ação investiga Delfina do Carmo Teixeira de Abreu e possíveis envolvimentos de autoridades do TJMA. O Ministério Público Estadual destacou a demora no andamento do processo, o que levou à intervenção de Campbell Marques.
O ministro pediu que as autoridades prestem informações no prazo de 15 dias, abordando a possibilidade de citação dos réus e se há investigações administrativas em curso. Além disso, solicitou detalhes sobre eventuais processos originados pelos ilícitos mencionados.
O caso envolve, entre outros, as desembargadoras Nelma Celeste Souza Silva, Samney Costa e Oriana Gomes, o juiz aposentado Sidarta Gautama Farias, e o prefeito de Paço do Lumiar, Frederico de Abreu Silva Campos, e seu pai, Flávio Henrique da Silva Campos.
*Com informações do Site Direito e Ordem e editadas pelo Blog do Minard