O biênio do juiz federal Ronaldo Castro Desterro Silva como membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão encerra no dia 13 de abril de 2022, mas nesta quinta, 7 de abril, foi a última sessão de julgamentos jurisdicionais e administrativos que o magistrado participou, uma vez que a próxima a ser realizada será dia 18 de abril.
Nos dois anos em que esteve como membro efetivo da Corte do TRE-MA, o juiz Ronaldo Desterro recebeu 530 processos, dos quais 518 já estão baixados, proferiu sentenças em 537, deu 129 decisões e 897 despachos. Só em sessões, participou de 222, entre jurisdicionais e administrativas, relatando votos 369 vezes.
Durante a sessão de julgamento presencial que o TRE-MA promoveu no dia 5 de abril – após 2 anos ocorrendo apenas remotamente por videoconferência devido à pandemia, Ronaldo Desterro aproveitou para se despedir.
“Quero apenas fazer o registro que após quase 2 anos eu participo de uma sessão presencial. Então, ainda bem que foi feita essa sessão na terça-feira, pois senão eu passaria virtualmente pelo TRE e não presencialmente. Eu sei que essa é uma tendência sem recuo, nós não podemos brigar com a microeletrônica. Então, eu devo dizer que estar aqui hoje é uma alegria imensa porque eu me sinto mais em casa aqui do que fazendo a sessão virtual da minha casa. Faço esse registro como forma de prestigiar a minha carreira e o poder judiciário como todo”, comentou.
Continuou lembrando que a primeira vez que esteve na Justiça Eleitoral foi em 1992, como juiz eleitoral, quando o presidente era o desembargador Pires da Fonseca, oportunidade em que instalou a 80ª zona, em Santa Luzia do Paruá.
Em seguida, o presidente do TRE-MA, desembargador Joaquim Figueiredo, confessou que este foi um dos objetivos da sessão do dia 5 de abril ter sido marcada para acontecer presencialmente. “Foi uma forma de homenageá-lo antes de sua saída dia 13”, disse.
Por sua vez, os demais membros manifestaram palavras de apreço e boa jornada ao juiz que se despedia.
Fonte: Blog Minard