Nesta quinta-feira (28), vai sendo realizada uma megaoperação com o objetivo de desarticular um esquema criminoso bilionário no setor de combustíveis, comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), é considerada a maior da história do Brasil contra o crime organizado.
A força-tarefa nacional conta com cerca de 1.400 agentes, que cumprem mandados de busca, apreensão e prisão em oito estados (SP-ES-GO-MS-MT-PR-SC e RJ). As irregularidades foram identificadas em diversas etapas do processo de produção e distribuição de combustíveis no país. O esquema tem lesado não apenas os consumidores que abastecem seus veículos no Brasil, mas toda uma cadeia econômica ligada aos combustíveis.
Apesar de não haver mandado sendo cumpridos no estado, postos de combustíveis do Maranhão estão sendo investigados por suposta participação no esquema, segundo a Receita Federal.
Vale lembrar quem maio deste ano foi feito levantamento de postos de combustíveis no Brasil que estariam sob domínio ou com envolvimento de fações criminosas. Veja gráfico acima.
Do Jorge Aragão