De acordo com o calendário eleitoral de 2022, termina nesta segunda-feira (15) o prazo para que partidos, coligações e federações partidárias façam oficialmente o registro de candidaturas para as eleições deste ano.
O prazo se encerra às 8h, para as candidaturas apresentadas pela internet, e às 19h, para a entrega de mídias com a documentação necessária diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – no caso dos candidatos a presidente – ou nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) – nos demais casos.
Cada agremiação poderá apresentar apenas uma candidata ou um candidato a presidente e vice, governador e vice, e a senador, com os respectivos suplentes. Para as candidaturas a deputados federais, estaduais e distritais, cada sigla poderá indicar candidatos no número de todas as cadeiras a serem ocupadas, mais uma. Vale lembrar que a legislação eleitoral prevê que, no mínimo, 30% dessas candidaturas às eleições proporcionais deverão ser preenchidas por mulheres.
Na disputa pelo Governo do Maranhão, entre os nove candidatos, oito já oficializaram seus registros, apenas Enilton Rodrigues do PSOL ainda não protocolou seu pedido de candidatura.
Vale lembrar que na terça-feira (16), após o fim do registro de candidaturas, terá início a propaganda eleitoral dos candidatos, incluindo divulgação na internet e por alto-falantes, caminhadas, carreatas ou passeatas. O período da propaganda termina em 1º de outubro, véspera do primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 2 de outubro.
Para rádio e televisão, o horário gratuito começará no dia 26 de agosto e vai até 30 de setembro para candidatos que concorrem ao primeiro turno.
É aguardar e conferir.