Na sessão desta quarta-feira,19, na Assembleia Legislativa, o Deputado Júlio Mendonça (PCdoB) usou a tribuna para destacar as belezas da Baixada Maranhense, que contém o maior conjunto de bacias lacustres do Nordeste.
O parlamentar falou que neste período de intensas chuvas, a Baixada se transforma em uma imensa planície alagada e verdejante, que com toda a sua diversidade de fauna e de flora, forma um santuário ecológico de rara beleza e excelente para o turismo.
“Essa paisagem exuberante muda de acordo com a época do ano. Lamento o rastro de destruição causado pelas fortes chuvas no estado, sei que Cajari ficou isolada por conta da ponte que desabou, mas não podemos deixar de falar dos nossos Lagos, que do ponto de vista socioeconômico, é vocacionado ao ecoturismo sustentável”, disse o parlamentar.
Viana, por exemplo, onde Júlio nasceu e se criou, fica a margem de um dos grandes lagos que formam o belo complexo lacustre da Baixada, abrigando extensas áreas de manguezais, babaçuais, campos inundados e matas de galeria. Viana tem, entre suas muitas alcunhas, a de Cidade dos Lagos ou Princesa dos Lagos.
“Com este rico ecossistema, não é à toa que os principais atrativos do Polo Lagos e Campos Floridos sejam os fenômenos e as belezas naturais. A região se destaca com a pororoca do rio Mearim, em Arari, onde há campeonatos de surf; os lagos e as fantásticas Ilhas flutuantes do Lago Formoso de Penalva e minha querida Viana, com passeios de barcos, banhos e expedição, aliás neste feriado de 21 a 23 a cidade vai contar uma expedição ecoturística, promovida pelo Fórum de defesa da baixada maranhense e rádio Maracu, além do campeonato de esportes aquáticos que será promovido pela prefeitura de Viana no dia 30, os colegas parlamentares estão convidados”, pontuou Júlio em seu discurso.
O deputado também lembrou que o turismo da região, além dos Lagos tem como destaque a sua gente, que tem costumes tradicionais e uma rica e deliciosa culinária, a base de peixes e frutas típicas da região.