Palestra, promovida pela Famem, objetivou orientar prefeitos sobre a liberação de recursos que estão sendo alocados, via editais, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os deputados Rodrigo Lago (PCdoB) e Janaína Ramos (Republicanos) participaram, na tarde desta quarta-feira (26), de palestra promovida pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), para orientar prefeitos sobre a liberação de recursos da ordem de mais de R$ 100 milhões que estão sendo alocados, via editais, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o fortalecimento das Guardas Municipais. O evento ocorreu no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa.
Rodrigo Lago assinalou que a referida verba vai contribuir para a redução do índice da violência em todo o Brasil, porque, se formará um tripé, com ações envolvendo União, Estados e Municípios. “É uma iniciativa muito importante. A guarda municipal garante segurança para as cidades e, agora, o Ministério da Justiça está fortalecendo essa instituição com o lançamento desses editais”, declarou o deputado.
Janaína Ramos afirmou que esses recursos trarão mais segurança para os 217 municípios maranhenses. A parlamentar também afirmou que a palestra do secretário Executivo do Ministério da Justiça, Diego Galdino, foi extremamente elucidativa sobre a necessidade da criação de guardas municipais e a importância dessas unidades no combate à violência.
“Hoje, tratamos sobre estabelecimentos de metas para que os municípios do Maranhão implantem suas guardas municipais, que têm um papel muito importante na proteção à população”, afirmou a deputada.
A palestra foi ministrada pelo secretário executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança, Diego Galdino.
“Estamos apresentando os editais, ajudando as prefeituras para que participem dos editais”, destacou ele.
De acordo com Miltinho Aragão, diretor geral da Famem, os recursos podem ser investidos na compra de equipamentos, capacitações e infraestrutura. “Foi por esse motivo que a nossa entidade organizou esse evento para elucidar as possíveis dúvidas dos prefeitos e gestores municipais”, declarou Miltinho Aragão.