O governador Carlos Brandão segue proporcionando mais inclusão e dignidade a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Somente este ano, ele inaugurou a Casa TEA 12+, que oferta serviços terapêuticos a autistas a partir de 12 anos, e sancionou a Lei 11.911/2023, que garante atendimento prioritário em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e instituições financeiras a responsáveis de pessoas com TEA.
De acordo com Brandão, as medidas fazem parte de um Maranhão mais inclusivo. “Assegurar direitos e mais inclusão é dever do Estado. Nosso governo tem o compromisso de ampliar políticas públicas que garantam cada vez mais atenção e cuidados às pessoas com deficiência”, disse.
Para usufruírem dos benefícios da lei, os pais ou responsáveis pelas pessoas com TEA devem apresentar a Carteira de Identificação do Autista (CIA), ou a cédula de Identidade em que conste a comprovação de pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Já na Casa TEA 12+, que oferece serviços de Neurologia, Psiquiatria, Psicologia, Enfermagem, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Educação Física, Assistência Social, Musicoterapia e Arteterapia, os pacientes precisam ter a suspeita do transtorno ou o diagnóstico com encaminhamento médico do SUS.
A Casa TEA 12+ fica na Cohab, ao lado do Terminal de Integração da Cohab/ Cohatrac.