Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Barreirinhas, ocorrida na tarde desta terça-feira (14), 09 vereadores aprovaram, o projeto de lei que autoriza o prefeito de Barreirinhas, Amilcar Rocha a contrair um empréstimo de R$ 30 milhões junto a Caixa Econômica Federal (CEF).
De acordo com o Projeto de Lei nº019/2023, o recurso deve ser destinado para realização de obras de infraestrutura e saneamento básico. Mas para os 04 vereadores que votaram contra o financiamento, o empréstimo é um absurdo, visto que o município já recebe recursos suficientes para execução desses serviços.
O vereador Daniel Júnior recordou que a prefeitura já decretou falência, sem motivos, pois a cidade não recebeu nenhuma melhoria durante a gestão do prefeito Amílcar Rocha. Ele também destacou os valores recebidos em royalties.
“Esse município aqui, arrecadou ano passado 934.318.267,000 ( novecentos e trinta e quatro milhões, trezentos e dezoito mil e duzentos e sessenta e sete reais) mais de 12 milhões por mês.”
O vereador Amarildo Alves também se manifestou contra o projeto e solicitou a presidente da casa, Irlanda Batista que apresentasse o projeto técnico no painel eletrônico disponibilizado durante a sessão, pedido que não foi acatado por Irlanda. De acordo com Amarildo a justificativa do requerimento não foi clara.
O prefeito de Barreirinhas, Amilcar Rocha, realizou todo o trâmite do empréstimo na surdina e até o momento não se manifestou sobre o assunto.
O empréstimo desse valor poderá gerar juros altíssimos em torno de 20 milhões, uma conta que vai endividar mais o município , somando 50 milhões. A aprovação do PL 019/2023 gerou revolta na população de Barreirinhas, nas redes sociais e em grupos de whatsApp.
Resultado da votação:
Os vereadores Honorino das Estradas, Amarildo, Daniel Jr., Orleandro e Fernando Leal votaram NÃO pelo empréstimo de 30 milhões.
Os vereadores Rodrigo Dias, Socorro Aguiar, Cilene Melo, Sandra Via Box, Irmão Filho, Carlos Dutra, Cleudiomar da Fazendinha, Mauriedson Castro disseram SIM.