Um acordo costurado após um revés judicial culminou com o PSB liberando dos seus quadros todos os aliados do governador Carlos Brandão na Assembleia Legislativa do Maranhão.
O acerto foi confirmado ao Blog do Gilberto Léda pelo deputado estadual Francisco Nagib.
Pelo combinado, saem do PSB, sem a possibilidade de perda de mandatos, os deputados Davi Brandão, Iracema Vale, Florêncio Neto, Francisco Nagib, Ariston Ribeiro, Antônio Pereira, Daniella, Andreia Rezende e Adelmo Soares.
Com exceção de Ariston – que vai para o Mobiliza, comandado pelo seu irmão Hilton Gonçalo -, todos os demais vão se filiar ao MDB.
A liberação ocorreu depois de dar errado uma manobra dos dinistas para expulsar a maioria dos parlamentares governistas do PSB – deixando apenas Iracema Vale, Nagib e Ariston – para levar a sigla a um grande bloco de oposição, com 11 parlamentares e direito a duas vagas nas comissões técnicas da Casa.
Ocorre que essa movimentação acabou sendo barrada pela Justiça, e, no fim das contas, eram os oposicionistas que acabariam ficando “presos” a um “blocão” governista.
Com a anuência para a desfiliação dos brandonistas, o PSB foi autorizado a formar um “bloquinho” de oposição com o PCdoB – e direito, pelo menos, a uma vaga em cada comissão.













