O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quarta-feira (04), o projeto de lei 448/2024, que institui a campanha “Maranhão Rosa”, de autoria do Poder Executivo. O PL segue para a sanção governamental.
A campanha “Maranhão Rosa” tem o objetivo de promover a conscientização e o acesso a informações sobre o câncer de mama, levando aos 217 municípios maranhenses orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, por meio de ações educativas e preventivas.
Além disso, estão previstas também ações de prevenção ao tabagismo, divulgação permanente sobre a importância de atividades físicas regulares como meio de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, bem como orientação sobre alimentação saudável, incentivo ao aleitamento materno, ressaltando seus benefícios para a saúde da mulher, incluindo a redução do risco de câncer de mama, e vacinação contra o vírus HPV e Hepatite B.
A campanha será realizada por meio de recursos já existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada.