O deputado ressaltou a importância da regionalização do atendimento aos pacientes que necessitam de hemodiálise semanalmente
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) utilizou a tribuna, na manhã desta quarta-feira (22), para relembrar a significativa expansão da Rede de Hemodiálise no Maranhão durante sua gestão à frente da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O parlamentar celebrou o recente anúncio do governador Carlos Brandão sobre a ampliação do serviço para outras cidades do estado.
“Em 2014, tínhamos apenas 25 máquinas de hemodiálise em nossa rede estadual. Durante minha gestão na SES, esse número saltou para 310, um aumento de mais de 1000%. Essa expansão não é apenas numérica, representa vidas salvas e qualidade de vida para os pacientes renais crônicos”, disse.
O deputado ressaltou a importância da regionalização do atendimento, que trouxe melhorias significativas para os pacientes que necessitam de hemodiálise várias vezes por semana.
“Instalamos alas de hemodiálise em várias cidades, incluindo São Luís, Presidente Dutra, Balsas, Chapadinha e Pinheiro. Além disso, garantimos atendimentos em Bacabal, Caxias e Açailândia. A pactuação com Floriano, no Piauí, beneficia também São João dos Patos e região”, complementou.
Ainda durante seu pronunciamento,
“O anúncio do governador Carlos Brandão reforça o compromisso com a saúde renal dos maranhenses, que vem sendo reafirmada de 2015 até hoje. Eu fui testemunha da mudança e me orgulho de ter participado como gestor de grande parte dessa expansão. Quero parabenizar o Governo do Estado do Maranhão, porque o Hospital Regional de Barreirinhas ganha uma ala para diálise. Em breve, Colinas, Grajaú e Barra do Corda também receberão o serviço”, comemorou.
Lula ainda solicitou a expansão dos serviços para Santa Luzia do Paruá e Santa Inês.
“Eu já queria pleitear ao governador o olhar para Santa Luzia do Paruá, onde temos um Hospital Regional, e para Santa Inês, expandindo o serviço também a essas cidades. Então, em nome de todos os pacientes renais crônicos e dos profissionais de saúde, eu reafirmo nosso compromisso em continuar lutando pela expansão e fortalecendo dos serviços de hemodiálise no Maranhão. Parabenizo o Governo do Estado pelo fortalecimento da rede e desse imenso SUS que faz a gente ter orgulho”, destacou Carlos Lula.
Rede Expandida
Durante a gestão de Carlos Lula na Secretaria Estado da Saúde (SES), foram implementados o Centro de Hemodiálise São Luís, novas máquinas de diálise no Hospital Dr. Carlos Macieira e no Hospital da Vila Luizão; Centros de Hemodiálise em Balsas, Pinheiro e Presidente Dutra; Ala de hemodiálise nos Hospitais Regionais de Chapadinha e Carutapera. Além disso, foram instaladas 51 máquinas em Bacabal, 62 em Caxias e 28 em Açailândia.
Foi estabelecida uma parceria com o município de Floriano, no Piauí, garantindo atendimento a mais de 90 pacientes da Região de Saúde de São João dos Patos. Durante mais de seis anos à frente da SES, Carlos Lula entregou 310 máquinas de hemodiálise, atendendo à necessidade de mais de 1.800 pacientes, representando um aumento de 1140%.