A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) emitiu uma nota técnica e voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, assim como em ambientes abertos com aglomerações dentro de suas dependências, como as salas de aula.
É uma das primeiras instituições no Maranhão a reforçar o uso do acessório, após meses de queda nos casos de Covid-19.
A medida ocorre após um alerta da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde sobre o início de aumento de casos e óbitos por Covid-19 e sobre a circulação da sublinhagem BQ.1 no Brasil, recomendando “reforço das medidas não farmacológicas de prevenção e controle”.
A UFMA também diz ser necessária a higienização das mãos ou utilização do álcool em gel e evitar a realização de eventos que promovam aglomerações.
No Maranhão, não há atualmente uma explosão de novos registros da Covid-19, porém a média móvel de casos apresentou um leve aumento nos últimos dias. Há uma semana, a média não passava de 10 casos por dia e, na última segunda (14) , chegou a 91.
No total, o Maranhão alcançou nesta terça-feira (15) o número de 475.519 casos e 10.998 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Nas últimas 24 horas, foram registrados 123 casos e nenhum óbito pela doença. O número de casos ativos (pessoas que, no momento, estão com Covid-19) está em 1.460. Destes, 1.455 foram orientados a ficar em isolamento social, um paciente está internado em leito de enfermaria e quatro estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).