Paramentar também afirmou que, a partir de proposta sua, a primeira Escola de Tempo Integral será instalada na Reserva Canabrava no próximo ano.
O deputado Eric Costa (PSD) afirmou, nesta quinta-feira (17), em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), conduzido pelo jornalista Ronald Segundo, que os frigoríficos não repassaram aos consumidores o percentual de redução de 35% nos preços da carne bovina registrado no Maranhão.
“O sistema é regulado por duas ou três grandes empresas, mas o percentual de redução repassado ao consumidor foi muito menor, prejudicando a população. Eles tabelaram os preços que querem comprar dos produtores, impondo uma redução da ordem de 35% junto aos criadores, mas não houve repasse integral ao consumidor. Só agora, diante da repercussão negativa, houve uma pequena redução, mas muito pequena”, explicou.
O parlamentar lembrou que, no primeiro semestre, chegou a realizar uma audiência pública junto à Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia e denunciou o sobrepreço da carne bovina ao Procon, Ministério Público e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em relação ao Cade, Eric Costa relatou que fez uma representação sobre conluio entre as empresas, com formação de cartel, para atuar por região ou combinação de preços e que os frigoríficos Frigotil e Fribal já foram notificados para prestar esclarecimentos. “É crime essa atuação em cartel, mas pouco avançou ainda a investigação, pois as partes têm que ser ouvidas”, detalhou.
Tempo integral
Em outro trecho da entrevista, o deputado contou que, a partir de uma proposta sua, a primeira Escola de Tempo Integral será instalada na Reserva Canabrava no começo do próximo ano e que o governador Carlos Brandão (PSB) autorizou estudos para implantação de um Centro de Equoterapia da Polícia Militar, em Imperatriz, beneficiando a Região Tocantina.
“É importante porque, à medida em que você aparelha a Polícia Militar, levamos o serviço de saúde, que é o serviço equoterápico e teremos a presença marcante da polícia para garantir maior de segurança, principalmente, segurança ambiental porque o esquadrão vai ser implantado na área rural da Região Tocantina”, finalizou.