O ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira e voltou a sair em defesa do sistema eleitoral brasileiro. Em seu discurso, ele afirmou que o Brasil é a única democracia do planeta que divulga o resultado das eleições no mesmo dia da votação. O magistrado também criticou discursos de ódio e defendeu a liberdade de expressão.
Ao lado do magistrado, o ministro Ricardo Lewandowski será o vice-presidente do TSE durante as Eleições 2022.
— Somos 156 milhões de eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular. Mas somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados no mesmo dia, com agilidade, segurança e competência. Isso é motivo de orgulho nacional — afirmou Moraes durante seu discurso.
Em outro trecho do discurso, ele acenou aos críticos ao dizer que “o aperfeiçoamento é constante”. Moraes lembrou ainda que liberdade de expressão não é liberdade “de destruição da democracia” e “da honra alheias”, inclusive durante a campanha.
O novo presidente do TSE falou sobre o período em que os votos eram registrados em papel.
— Aqueles que como eu, juízes, promotores e fiscais, sabem do que estou falando: o desvirtuamento das urnas, os votos riscados, a caneta que se colocada no punho. E a Justiça Eleitoral com coragem, competência e transparência encerrou essa nefasta fase da democracia brasileira — disse