O parlamentar informou que o Maranhão, em 2022, teve uma redução de 6,5%, acima da média do Nordeste e da média do Brasil.
O deputado Eric Costa (PSD) apresentou, na sessão plenária desta terça-feira (1º), dados que apontam uma redução de 6,5% nas taxas de homicídios intencionais no Maranhão. O parlamentar também defendeu mais investimentos em segurança pública para a cidade de Imperatriz.
Segundo Eric Costa, em 2022 houve uma redução de 2,5% em todo o Brasil e de 4,5% no Nordeste. Contudo, o Maranhão apresentou dados superiores ao restante da federação, ao registrar uma queda de 6,5% nas mortes violentas intencionais.
“O Maranhão, em 2022, teve uma redução de 6,5%, acima da média do Nordeste e da média do Brasil. Ou seja, se o Brasil diminuiu as mortes violentas intencionais, que são aquelas oriundas de latrocínio e feminicídio, por exemplo, a redução do Maranhão foi ainda muito maior”, destacou.
O parlamentar ponderou que, apesar dos avanços na área da segurança pública em todo o estado, o município de Imperatriz ainda vive uma situação em que é necessária uma atenção especial. Ele citou, como exemplo, a morte de um jovem de 13 anos, no último fim de semana, que foi morto no lugar do irmão por conta de uma briga entre facções.
“E não foi só essa morte e nem um caso isolado. Imperatriz está necessitando de uma atenção especial na segurança pública, porque lá está se matando crianças, como essa que foi vítima das facções”, alertou.
O deputado Eric Costa fez um apelo para que esses criminosos respondam pelos seus atos. “É necessário uma resposta dura e firme do Estado. O Maranhão já demonstrou que tem um sistema de segurança que funciona e está apto a dar respostas no momento certo. E as taxas mostram que o nosso sistema de segurança tem eficiência e preparo”, completou.