Para finalizar o dia de trabalho desta terça-feira, em Brasília, um grupo de gestores municipais, liderado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), foi recebido pela ministra dos Povos Indígenas, a maranhense Sônia Guajajara, em um encontro informal, mas cheio de representatividade. A ministra lembrou a todos a importância do ministério que acaba de ser criado pelo governo Lula, não apenas para discutir problemas, mas, sobretudo, soluções para que se possa proporcionar melhores condições aos indígenas. No Maranhão, existem mais de 50 mil índios distribuídos em cerca de 25 municípios.
Dois pontos principais foram levantados na visita: o incentivo à produção de alimentos nos territórios indígenas; o incentivo à criação de Secretarias Municipais de Assuntos Indígenas em cidades que tenham territórios ocupados pela população indígena.
O presidente da Famem, Ivo Rezende, colocou a federação como um parceiro em potencial e destacou qual o principal objetivo com a audiência. “Temos uma entidade forte, unida, que busca diálogo com todas as instâncias em favor dos municípios. A Famem pode ser uma ponte importante para que as políticas públicas, pensadas pelo governo federal, cheguem até a ponta”, afirmou o presidente.
Para a quarta-feira (29), a federação já programou uma intensa programação a ser cumprida com os prefeitos maranhenses que estão participando da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Destaque para as reuniões com o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha; com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; e com a bancada federal maranhense no Congresso Nacional. Este último acontece às 18h na Câmara dos Deputados, com a presença, já confirmada, do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.