Uma verdadeira mistura de ritmos e cores tomou conta da programação do São João do Maranhão 2024 na noite de quarta-feira (19). As atrações juninas nos arraiais do Ipem e da Cidade Operária animaram o público presente, que além da festança puderam acompanhar à grandes shows nacionais.
No espaço Bumba Meu São João, evento produzido om recursos da iniciativa privada, com a colaboração do Governo do Estado. cantores como Luan Santana, Gustavo Mioto, Felipe Amorim e Toca do Vale botaram todo mundo para dançar.
No Arraial do Ipem, localizado no bairro Calhau, em São Luís, a festa ficou por conta do Tambor de Crioula Fé em Deus, seguido da Dança Portuguesa Prestígio Lusitano, Boi Mocidade Axixaense, Boi Tremor da Campina, além das apresentação da Cia Encantar e do show de Celso Reis e do grupo Ellas do Forró.
Já no tradicional Barracão do Forró, também no Arraial do Ipem, quem comandou a animação foram os grupos Forró do Mará e Forró do Ló.
Com área para acessibilidade, ampla praça de alimentação, com barracas, food trucks, food bikes, restaurantes, quiosques e barracas dos programas Mais Renda e Minha Renda, além de vários espaços ‘instagramáveis’ e segurança reforçada, a estrutura e a programação cultural do Arraial do Ipem vem conquistando o coração do público, como é o caso do turista Vítor Tarcísio, que pela primeira vez passa a temporada junina no Maranhão.
“Primeira vez aqui no Maranhão, bom demais o São João. Estou impressionado com a estrutura. Muito lindo, seguro e organizado. Com certeza vou voltar”, afirmou.
Festa que faz a alegria de famílias e turistas, o São João também é celebrado por empreendedores, que aproveitam o período para faturar renda extra.
“A espera foi muito grande para eu trabalhar no São João, porque eu amo trabalhar no São João. Esou há mais de 10 anos consecutivos no São João. Sou uma amante do São João, faço com todo carinho”, conta Mirela Santos, que mantém uma barraca no Arraial do Ipem.
São João na Cidade Operária
A programação do São João do Maranhão também segue movimentando o Arraial da Cidade Operária, espaço que mobiliza toda a comunidade que vive no bairro Cidade Operária e região.
Nesta quarta-feira, o “cardápio” cultural do Arraial da Cidade Operária contou com as apresentações dos grupos Forró Pesado, Quadrilha Mexe Mexe, Boi da Boa Vontade do Mestre Constâncio (sotaque zabumba), Boi Novilho dos Lençóis (sotaque orquestra). Boi Tremor da Ilha (sotaque matraca) e Boi Mocidade Axixaense (sotaque orquestra).
A festa na Cidade Operária envolve inclusive grupos culturais que atuam na região, como a Quadrilha Mexe Mexe, que é originária da região. “Estamos muito gratos por estarabrindo o espetáculo aqui na nossa comunidade, Cidade Operária. Viemos arrasar hoje”, frisou o dançarino Adryan Neves, integrante da quadrilha Mexe Mexe.
Há mais de uma década Luzimar Silva fatura renda extra com a venda de alimentos e bebidas no São João. Ela comemora a participação em mais uma edição junina em um arraial “familiar” como o da Cidade Operária.
“Estamos participando do arraial familiar da Cidade Operária, já participamos há mais de 10 anos, eu e minhas irmãs. É um prazer enorme está participando e que venham muitos e muitos anos”, disse.
Bumba Meu São João
Localizado na área externa no Ginásio Castelinho, no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, o espaço Bumba Meu São João voltou a atrair grande público nesta quarta-feira.
Espaço integralmente custeado pela iniciativa privada – o Governo do Estado atua como apoiador do evento – o Bumba Meu São João tem entrada franca para a população, com 90% do espaço aberto ao público. Os outros 10% do local foi destinado à área de camarotes, para público pagante.
O cantor e compositor Gustavo Miotto festejou a oportunidade de se apresentar novamente em São Luís, dessa vez no espaço Bumba Meu São João. “Estou muito feliz em voltar. É a minha segunda vez em São Luís cantando, mas com banda completa é a primeira vez. Isso é muito legal, eu tô muito feliz. São Luís é uma cidade maravilhosa, sempre me receveu super bem e estou estou feliz em estar de volta”, afirmou o artista.
Conhecido pela mistura de gêneros como forró, piseiro, funk, sertanejo e trap, o músico cearense Felipe Amorim falou, momentos antes de subir ao palco, sobre a sua expectativa em tocar mais uma vez no São João do Maranhão 2024. “Ano passado foi massa! Espero que esse ano seja o dobro do ano passado, ou mais. Feliz demais em estar aqui no Bumba Meu São João”, pontuou Felipe Amorim.