Conheça um pouco do Aucas, adversário do Rubro-Negro neste primeiro jogo do Grupo A.
Atual campeão da Libertadores, o Flamengo fará a primeira partida contra o estreante na competição: o Aucas. O clube é o atual campeão equatoriano e garantiu a classificação em busca da Glória Eterna.
No elenco do time que joga em um estádio com 2.800m de altitude estão também dois ex-jogadores do futebol brasileiro: o zagueiro Luís Canga, ex-Vasco, e o meia Otero, ex-Atlético Mineiro, Corinthians e Fortaleza.
O clube fundado em 1945 conquistou o título nacional pela primeira vez em 2022, ao vencer o tradicional Barcelona de Guayaquil. Na temporada passada, o Aucas disputou 32 jogos: 17 vitórias, 12 empates e apenas três derrotas. Foram 56 gols marcados e somente 26 sofridos.
O Aucas encerrou a temporada com 22 jogos de invencibilidade, no entanto, o início de 2023 não é dos melhores. Apenas uma vitória em cinco jogos disputados – duas derrotas e dois empates. Um dos revés foi justamente contra o Independiente del Valle na Supercopa do Equador.
Atualmente, o time é o 12º colocado no campeonato equatoriano.
Apesar de estreante na competição, o clima pelas ruas de Quito é bem tranquilo em relação a partida entre Aucas e Flamengo. O jogo ainda não ganhou ênfase nas páginas dos principais jornais equatorianos.
Como o clube tem apenas 78 anos, a grande maioria dos torcedores acompanhou o crescimento da instituição. A popularidade do Aucas está entre os mais velhos e, entre os mais jovens, está longe de ser a equipe equatoriana preferida.
Apesar disso, a média de público é alta e os torcedores marcam presença nas arquibancadas. A torcida, inclusive, se mostrou contrária ao preço dos ingressos para o jogo contra o Flamengo. Para os torcedores, o preço adotado para o ingresso é equivalente a uma final.
O valor dos ingressos nos jogos do campeonato nacional está na faixa de cinco dólares, mas para esta partida da Libertadores, o bilhete mais barato custa cinco vezes mais, ou seja, 25 dólares.
Estádio caldeirão e altitude
O Estádio Gonzalo Pozo Ripalda está localizado a 2.800 metros de altitude e é o segundo ponto mais alto na atual edição da Libertadores. O local tem capacidade para pouco mais de 20 mil pessoas e a estrutura da arquibancada deixa os torcedores perto do campo, tornando quase que um caldeirão.
A parcial de ingressos vendidos não foi informada.
O estádio se localiza ao sul de Quito, e é carinhosamente chamado de ‘La Caldera del Sur’ pelos torcedores locais. Lá, a temperatura é mais baixa do que o restante da cidade equatoriana. A partida acontece às 17h, do horário local, e a neblina costuma tomar conta do céu e, nos últimos dias, teve muita chuva e vento.
Dois velhos conhecidos dos brasileiros
O zagueiro Luis Cangá é uma das peças da equipe equatoriana. O jogador se transferiu ao Aucas após uma rápida passagem pelo Vasco, na temporada passada. Foram apenas três jogos no futebol brasileiros. Na atual equipe, já são 20 jogos e atuou em todos deste ano.
Luis Cangá, zagueiro do Vasco, em entrevista
Um dos últimos reforços do Aucas é Rómulo Otero, velho conhecido do brasileiros, já que atuou pelo Atlético-MG, Corinthians e mais recentemente pelo Fortaleza. O meia de 30 anos estreou pelo clube equatoriano na última partida e, inclusive, deu a assistências de um dos gols do empate por 2 a 2 com o Libertad de Loja.