O Governo do Maranhão inicia, no próximo sábado (21), no Hospital Dr. Carlos Macieira, um mutirão de atendimentos vasculares e atendimentos de cardiologia, ampliando o acesso a procedimentos essenciais para a saúde dos pacientes. Serão atendidos 60 pacientes vasculares e 80 pacientes em cardiologia.
Nesta primeira etapa, serão atendidos 60 pacientes com problemas de varizes, incluídos na fila de espera da rede estadual de saúde. A triagem e o procedimento serão feitos no sábado, com uso da escleroterapia, com reavaliações do procedimento após 15 dias e um acompanhamento final em 30 dias.
Além disso, o mutirão também realizará procedimentos de angiotomografia, um exame de imagem com contraste para analisar os vasos do coração. No primeiro sábado, 10 pacientes serão atendidos. Até novembro, o hospital realizará o exame em 80 pacientes, com 10 atendimentos a cada sábado.
O tratamento de varizes através da escleroterapia é um procedimento que consiste na injeção de uma substância esclerosante nos vasos comprometidos. Essa substância, geralmente em forma de espuma, provoca a obstrução dos vasos, fazendo com que eles desapareçam com o tempo. A intervenção substitui o procedimento cirúrgico convencional e reduz os custos com o tratamento em até 75%, dura poucos minutos, e os sintomas desaparecem rapidamente.