Atacante norueguês e técnico espanhol fizeram história ao conquistar a Liga dos Campeões e o Campeonato Inglês na última temporada.
O atacante Erling Haaland foi eleito pela Uefa o melhor jogador da temporada passada, nesta quinta-feira, 31, em cerimônia realizada em Monaco. O norueguês do Manchester City desbancou Lionel Messi, atualmente no Inter Miami, e seu companheiro de clube Kevin De Bruyne. Desta forma, o centroavante ganha a premiação pela primeira vez e entra para o hall de campeões. Em sua temporada de estreia no time britânico, o jovem de 23 anos fez história ao ganhar a Liga dos Campeões e do Campeonato Inglês sendo artilheiro nas duas badaladas competições. Ao todo, Haaland balançou as redes 52 vezes e ainda deu nove assistências em 53 jogos. Quem também acabou sendo prestigiado foi Pep Guardiola, comandante dos Citizens, vencedor da categoria de principal técnico. A premiação, vale lembrar, não tem relação com o The Best, organizado pela Fifa, ou com a Bola de Ouro, feita pela revista “France Football”.
De acordo com a Uefa, a lista inicial de atletas e treinadores foi selecionada pelo grupo de estudos técnicos com base no desempenho de cada um durante a temporada 2022/23 – foram considerados clubes e seleções. Desta forma, os 11 jogadores foram selecionados, sendo que os três primeiros foram escolhidos por uma votação de um júri composto pelos treinadores do clubes e seleções e jornalistas selecionados. Desta forma, o resultado final foi baseado no número total de votos dos treinadores e jornalistas. Os técnicos não podiam votar em jogadores de seu próprio time.