O Mapa é uma ferramenta que reúne municípios com vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens. Objetivo é contribuir para o desenvolvimento do turismo local.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, e presidente do Conselho de Turismo, Wilson Filho, explica que a cidade recebeu o certificado que reconhece o Conselho Municipal de Turismo de Imperatriz. “Com alegria recebemos o certificado de que o Conselho de Turismo está atuando e devidamente registrado no sistema de informações do Mapa do Turismo Brasileiro. Seguiremos juntamente com o trade turístico e demais conselheiros, buscando estratégias para desenvolvimento da atividade turística em Imperatriz”.
De acordo com o Ministério do Turismo, mais da metade dos municípios brasileiros fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro, são 2.940 municípios inseridos na plataforma, o que representa 53% do total de cidades brasileiras existentes. Composto por 338 regiões turísticas, Imperatriz está inclusa nas 635 cidades do Nordeste que integram o Mapa, até o período de janeiro deste ano, no polo Chapada das Mesas.
O Mapa é um instrumento no contexto do Programa de Regionalização do Turismo, que define a área, recorte territorial, a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo, referente no desenvolvimento de políticas públicas. Os municípios são caracterizados com a finalidade de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que deram origem a cinco categorias diretamente relacionadas à economia do turismo.
São eles: quantidade de estabelecimentos de hospedagem, quantidade de empregos em estabelecimentos de hospedagem, quantidade estimada de visitantes domésticos, quantidade estimada de visitantes internacionais, arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem. Dentre os dados relacionados à economia do turismo, Imperatriz recebeu 227.778 (duzentos e vinte e sete mil e setecentos e setenta e oito) visitantes domésticos, 5.249 (cinco mil e duzentos e quarenta e nove) visitantes internacionais.
A turismóloga da Superintendência de Turismo (SUTUR), Lizandra Carvalho, enfatiza que o fato de Imperatriz estar inserida no Mapa do Turismo Brasileiro, “contribui para o desenvolvimento local por trazer uma série de benefícios, como fazer parte de políticas públicas, e uma maior possibilidade de recebimento de recursos do Ministério do Turismo. Outro ponto importante é a visibilidade da cidade, tendo em vista a ampla divulgação realizada pelo Ministério”.