A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou, na manhã desta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a participação da bancada feminina do Poder Legislativo do Estado na construção de ações e políticas públicas a favor das mulheres. Ela concedeu entrevista, ao vivo, à TV Mirante, no quadro “Bastidores”.
Entrevistada pela jornalista Carla Lima, no programa Bom Dia Mirante, a chefe do Legislativo maranhense enfatizou que, nesta legislatura, as mulheres representam quase 29% dos 42 assentos do Parlamento Estadual, além do marco histórico de ter uma mulher na liderança da Casa pela primeira vez em 188 anos de história.
“Com 12 deputadas, é a maior bancada feminina que o Poder Legislativo maranhense já alcançou. Já estamos fazendo história, mas, muito além disso, estamos representando todas as mulheres do nosso Estado e em diálogo conjunto para a criação contínua de políticas públicas a favor de cada uma delas”, afirmou Iracema Vale.
Para a presidente, o caminho para uma mulher conquistar espaços de liderança não é fácil, mas é transformador e necessário. “Precisamos nos lançar com coragem e ter confiança em nosso potencial. É uma trajetória desafiadora, mas somos fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária e com o olhar sensível para a causas femininas”, salientou.
Lançamento de cartilha
Na ocasião, Iracema Vale ressaltou que, na tarde desta quarta-feira, como parte da programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa do Estado lançará a cartilha
“Mermã, teu direito é Lei!”, produção da Procuradoria da Mulher da Alema que reúne todas as leis estaduais e federais sancionadas para garantir mais direitos e proteção às mulheres.
“Após o lançamento, os exemplares serão distribuídos dentro dos terminais de integração da capital, como parte das ações da Blitz da Mulher. Essa iniciativa foi debatida pela bancada feminina para que fosse um material de qualidade e que fizesse a diferença. Estamos unidas a favor de todas as mulheres maranhenses”, concluiu a parlamentar.