Para discutir pautas ambientais e fomentar a conscientização ecológica, foi realizada nesta quarta-feira, 05, na Assembleia Legislativa do Maranhão, sessão solene em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Atividade é organizada pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pela deputada estadual Janaina.
Deputados estaduais e representantes das comissões de Meio Ambiente da OAB, MP, TJ, Secretarias de Meio Ambiente; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari); Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Delegado federal de Meio Ambiente participaram da programação.
A deputada Janaina explicou durante a sessão que “nós todos, enquanto cidadãos, precisamos compreender que cuidar da natureza é cuidar da vida.
O desenvolvimento e a sustentabilidade devem andar de mãos dadas, para que possamos ter qualidade de vida. Por isso, levantamos o debate de temas inerentes a estas questões relativas ao meio ambiente, que são tão fundamentais”.
O presidente da Ascamari, José Ferreira Lima (Seu Zezinho), esteve presente na sessão e falou da importância do diálogo entre as instituições e os catadores para que o debate sobre as pautas do meio ambiente avancem ainda mais.
Sobre as atividades da comissão, Janaina informou: “Na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da qual estou presidente, temos abordado assuntos importantes como: recursos hídricos, o Programa Simplifica do Governo do Maranhão (que tem a ideia de estimular o crescimento econômico consciente e responsável conciliando eficiência administrativa e preservação do meio ambiente), saneamento básico, dentre outras questões.
Temos que garantir avanços sim em nosso estado, com crescimento, mas respeitando todos os critérios de sustentabilidade””.
A Assembleia Legislativa do Maranhão tem contribuído apoiando e defendendo políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável em todo o estado, como é o caso da campanha de redução de resíduos da Assembleia, que é baseada nos princípios da não geração e da minimização de resíduos.
Durante o evento, foram distribuídas ecobags e copos de material sustentável, para evitar o uso de sacolas plásticas e copos descartáveis. Abertura do evento foi marcada por apresentação cultural do Boi de Mocidade, de Rosário-Ma.