Evento teve objetivo de discutir e fortalecer as políticas públicas de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o Maranhão.
Com tema “O Maranhão no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”, a deputada Janaina Ramos realizou nesta terça-feira, 23, o I Seminário Maio Laranja, em São Luís. Com a presença de profissionais da área, autoridades, a comunidade acadêmica e imprensa, evento promoveu a conscientização e estímulo às ações efetivas para combater esse grave problema.
Programação contou com apoio da Assembleia Legislativa e do Governo do Maranhão, assim como a presença dos palestrantes Richardson Gomes Lima da Silva, psicólogo e perito; Alexsandro Augusto Carvalho de Oliveira, psicólogo e perito e Linnete Nascimento Pinto, assistente social e perita.
“Na última semana foram divulgados na imprensa três casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, aqui em nosso estado. Crimes como estes, infelizmente, acontecem todos os dias e nós precisamos urgentemente combater, prevenir e conscientizar as pessoas. Assim como, punir com o rigor da lei, os criminosos. É preciso mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de nossas crianças e adolescentes”; alertou a deputada Janaina Ramos, durante abertura do evento.
Ela reforçou ainda que, recentemente, apresentou projeto de lei instituindo a campanha Maio Laranja no calendário oficial de eventos do estado do Maranhão.
Seminário contou com a presença de representantes de diversas cidades do Maranhão. Como é o caso do suplente de deputado federal, Henrique Júnior, que é da cidade de Timon. “Este seminário é um momento muito importante para o nosso estado. Aqui estamos mostrando para a sociedade que iremos sim, juntos, combater a violência sexual contra as crianças e adolescentes. Além disso, os números de casos e outras informações foram divulgadas como forma de alerta para a população. Campanhas de conscientização como esta colaboram também com o fortalecimento da rede de proteção a este público”.
O psicólogo e perito Alexsandro Augusto, foi um dos palestrantes do evento, e falou da importância da atuação do estado e das entidades que atuam na proteção deste público. “A punição destas pessoas que cometem esse tipo de crime contra crianças e adolescentes deve ser um objetivo que o Estado deve buscar o tempo todo, além da promoção de mecanismos para dar assistência às famílias que se encontram nessa situação e impedir que haja reincidência desses crimes”.
As cidades de Imperatriz, São Luís, Timon, Ribamar Fiquene, dentre outras, enviaram representantes que participaram da programação.
Mais informações:
O “Maio Laranja” é um mês dedicado à conscientização sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, em todo o Brasil. Esse mês foi escolhido porque o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado em 18 de maio, em homenagem à menina Araceli Crespo, que foi estuprada e assassinada aos oito anos de idade, em 1973.