Os parlamentares afirmaram que a obra vai beneficiar centenas de feirantes, assim como distribuidores e beneficiadores
Os deputados Jota Pinto (Podemos) e Zé Inácio (PT) ocuparam a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, na sessão plenária desta terça-feira (11), para prestar esclarecimentos sobre como vai funcionar o Entreposto Pesqueiro de São Luís e destacar os aspectos positivos da obra que está sendo construído pelo Governo do Estado em São Luís.
O primeiro a falar sobre o assunto foi o deputado Jota Pinto, dizendo que a nova estrutura vai substituir parte do Mercado do Peixe, conhecido popularmente como Feira do Portinho, e visa à melhoria das instalações atuais e da prestação de serviços para comerciantes e demais usuários, bem como minimizar os impactos ambientais da má destinação dos resíduos sólidos na área.
“Quero deixar claro que, apesar de algumas reclamações, este entreposto será entregue logo e sua inauguração deverá ser anunciada pelo Governo do Estado”, afirmou Jota Pinto, ressaltando ainda que a obra foi construída em São Luís, na área do Portinho, no Anel Viário, pela Agência Executiva Metropolitana do Maranhão (Agem), mas que será administrada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima).
O parlamentar frisou também que, com a construção deste novo Entreposto Pesqueiro em São Luís, centenas de feirantes serão beneficiados, como também distribuidores, beneficiadores e vendedores de hortaliças.
“O Governo do Estado tem feito muito pelo povo do Maranhão em todos os setores: na saúde, na educação, na infraestrutura, no esporte, gerando emprego e renda, inaugurando restaurantes populares em todas as regiões do estado. Logo no início desta semana, o governador Brandão esteve entregando escolas, estradas e trazendo mais obras para desenvolver o nosso estado”, enfatizou Jota Pinto.
Emprego e renda
O deputado Zé Inácio, em seu discurso, disse que o novo Entreposto Pesqueiro terá capacidade para abastecer toda a Grande Ilha e municípios próximos, gerando emprego e renda. O deputado informou que o Entreposto Pesqueiro será uma unidade para a venda de pescados no atacado.
O local funcionará durante a madrugada, recebendo peixes, crustáceos e mariscos vindos de municípios maranhenses e estados vizinhos que abastecerão as feiras, mercados, supermercados e restaurantes da Grande Ilha.
“Eu falo sobre essa obra com propriedade, porque tenho acompanhado há muitos anos. Estive lá recentemente, andei por fora e por dentro, e afirmo que é uma das maiores obras que estão sendo executadas aqui em São Luís pelo Governo do Estado, uma obra esperada há décadas, um investimento de cerca de R$ 20 milhões”, frisou Zé Inácio.
Ele afirmou também que o novo Entreposto Pesqueiro vai garantir mais salubridade na venda dos pescados, mais dignidade para centenas de pequenos comerciantes que passarão a ter toda a estrutura necessária e que os compradores também terão mais comodidade.