O ato celebrou o reconhecimento obtido durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Déli, na Índia.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu oficialmente, nesta sexta-feira (15), o Certificado de Patrimônio Natural da Humanidade concedido pela Unesco. A cerimônia ocorreu no Parque das Dunas, em Barreirinhas, e celebrou o reconhecimento obtido em julho de 2024, durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Nova Déli, na Índia.
Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão lembrou das missões internacionais realizadas para defender a candidatura dos Lençóis. “Percorremos o mundo para mostrar que o Maranhão tem um dos ecossistemas mais ricos e singulares do planeta. Este título é um reconhecimento global e uma responsabilidade que assumimos de preservar e desenvolver de forma sustentável esta joia natural”, afirmou.
A diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, lembrou do papel da gestão ambiental. “Proteger este território é garantir que futuras gerações também possam viver a experiência única de caminhar por dunas e lagoas de água cristalina. É preservar esse raríssimo ecossistema para outras gerações”, disse.

Importância do título
Segundo a Unesco, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses cobre 156.562 hectares, sendo cerca de 90 mil hectares compostos por um vasto campo de dunas com lagoas temporárias e permanentes. Com a inclusão dos Lençóis e do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (MG), o Brasil passou a ter 25 Patrimônios Mundiais, sendo 15 culturais, 9 naturais e 1 misto.
O evento reforçou o potencial turístico e cultural dos Lençóis Maranhenses, consolidando sua imagem como um dos destinos naturais mais importantes do planeta.
