O governador Carlos Brandão realizou, na tarde desta segunda-feira (24), por meio de solenidade no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, o ato de abertura oficial do Ano Agrícola 2022/2023.
Além da declaração oficial do período, Brandão fez entregas simbólicas do Projeto Mais Sementes e Mudas para prefeituras e agricultores maranhenses.
“O ano de 2022 ainda nem terminou, e o Maranhão já apresenta o sexto ano consecutivo de recorde na produção de grãos, segundo dados do IBGE. A perspectiva é de crescimento de 4,7% em relação ao ano passado, acima da média nacional que ficou em 3,4%, para cereais, leguminosas e oleaginosas”, pontuou o governador Carlos Brandão na solenidade.
Para o governador, projetos como o Mais Sementes e Mudas são de suma importância para a garantia da segurança alimentar da população, que destacou, ainda, o êxito do Estado quanto ao volume de grãos exportados, conquista obtida por meio dos investimentos feitos pelo governo do Maranhão no desenvolvimento do Porto do Itaqui.
“Além do aumento na produção, o Maranhão também é o segundo estado do Nordeste com maior volume e valor exportado em 2022, com 11,1 milhões de toneladas e US$ 4,5 bilhões enviados ao exterior. Resultado dos investimentos do nosso Governo no Porto do Itaqui”, afirmou Brandão.