Centenas de pessoas acompanharam as apresentações de grupos de bumba meu boi durante o segundo fim de semana do programa Maranhão de Reencontros. A programação deste domingo (14) foi dedicada ao Dia das Mães e mobilizou várias famílias que aproveitaram para celebrar a data e curtir as prévias do São João na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen.
Com capacidade para receber mais de 2 mil pessoas, o espaço ficou lotado e contou com as apresentações do Bumba Meu Boi de Upaon Açu, Bumba Meu Boi da Lua, Novilho Branco, Pirilampo e Bumba Meu Boi de Ribamar de Matraca. O brilho das indumentárias e a energia dos grupos contagiaram a plateia, que por mais de uma vez foi convidada a cantar canções clássicas, como Boi da Lua e Ilha Magnética.
A empresária Michele Sandoval Marques, 42 anos, foi prestigiar o evento junto com a mãe, irmãs, sobrinhos e filhos. “Eu amo a cultura maranhense e adoro o bumba meu boi. Nós trouxemos as crianças para brincar e aproveitamos para ver as apresentações. É muito importante o governo fazer esses investimentos em cultura”, comentou.
Para a psicóloga Brenda Cruz Ribeiro, 30 anos, a prévia junina foi um presente especial no Dia das Mães, ela está grávida e este será o primeiro São João como mamãe. “A programação está maravilhosa e eu estou adorando. E como Dia das Mães tem um significado especial para mim, pois é a primeira vez que estou vendo como mãe. E estou muito feliz que teremos mais tempo para o São João”, afirmou.
Várias famílias se reuniram no espaço da Concha Acústica, como Maiara Suzania, 31 anos, e o marido Manuel Neto, 27 anos, que levaram o filho Arthur Gabriel, 4 anos, para ver as apresentações.
“Está muito boa essa programação para o Dia das Mães. Estou acompanhando desde o domingo passado e pretendo acompanhar todos os domingos”, respondeu Maiara.
A designer Gisele Ferreira, 42 anos, aprovou a programação e pretende acompanhar os próximos domingos de festa. “Eu gosto muito da nossa cultura e investir na cultura traz renda para a gente, especialmente para quem mais precisa. Eu estou gostando da programação e vou voltar nos próximos domingos”, disse.
Os investimentos realizados pela gestão estadual na área da cultura também foram destacados por Jorlan Fernandes, 37 anos, que é brincante do Bumba Meu Boi de Upaon Açu há 7 anos.
“É de imensa importância essa iniciativa do governo em realizar as prévias que servem de termômetro para os grupos saberem como está a receptividade do público e sentir a energia do arraial, o que para nós brincantes é muito significativo”, comentou.
Maior São João do Mundo
O Maranhão de Reencontros é uma prévia para o São João do Maranhão que este ano tem como proposta ser o maior do mundo. Para isso, a festa mais marcante da cultura maranhense tem sido divulgada dentro e fora do país. Na última semana, o governador Carlos Brandão fez o lançamento do São João na cidade de São Paulo com foco nas agências de viagens e operadores de turismo.
Esse empenho para a promoção do São João foi destacado durante a programação de domingo acompanhada pelo secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda. “Estivemos em São Paulo lançando o São João para diversas operadoras de turismo, agências de viagem, mostrando o nosso povo e a nossa cultura não apenas para o Brasil, mas para o mundo! Tenho certeza que esse São João será grandioso com a colaboração de vocês. Como todo mundo sabe, cultura é um grande vetor de desenvolvimento social e econômico. Vamos compartilhar a nossa cultura pelo mundo todo”, afirmou.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, ressaltou a força do São João para impulsionar diversos negócios na economia. “O Maranhão de Reencontros é um grande convite para os turistas que estão passando por nossa cidade retornarem e um convite para a nossa sociedade vir às nossas festas juninas. O governador Carlos Brandão está fazendo tudo isso para desenvolver a nossa cidade com uma perspectiva turística de gerar emprego, renda e gerar negócios”, destacou.
O Maranhão de Reencontros continua nos próximos domingos de maio, sempre começando às 18h na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, e com apresentação de cinco grupos de bumba meu boi.