A gestão do prefeito Toca Serra está no centro de uma investigação do Ministério Público do Maranhão (MPMA), que abriu um procedimento administrativo para apurar as denúncias de irregularidades na Secretaria de Saúde de Pedro do Rosário.
A pasta é comandada por Iolanda Marques Silva. Ela é acusada de deixar as unidades básicas de saúde (UBS’s) sem os materiais e os profissionais necessários para atender a população.
A investigação começou com uma notícia de fato, protocolada por um cidadão que reclamou da situação precária da saúde no municipio. O promotor de justiça Frederico Bianchini Joviano dos Santos, responsável pelo caso, decidiu dar continuidade nas diligências e colher mais provas.
O promotor pediu à secretária de Saúde que explicasse o relatório feito pelo setor de execução de mandados da promotoria de Justiça, que constatou, in loco, a falta, em algumas UBS’s, de equipamentos, medicamentos e aparelhos para o atendimento da população. O MP também cobrou as medidas que a atual gestora tomou para resolver os problemas.
A investigação tem o prazo de 90 dias para ser concluída, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, se for preciso. Segundo a promotoria, se forem confirmadas as irregularidades, serão tomadas as medidas cabíveis para punir os envolvidos e garantir o respeito aos princípios da administração pública.
A portaria foi publicada no Diário Oficial do MPMA no dia 14 de novembro. (Veja aqui)
Do Blog do Minard