O mandatário anunciou ainda a criação do Mundial de Clubes Feminino.
O Mundial de Clubes terá um novo formato a partir de 2025. Nesta sexta-feira (16), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou em entrevista coletiva que o torneio passará a ser disputado com 32 times, além de ocorrer a cada quatro anos. O mandatário anunciou ainda a criação do Mundial de Clubes Feminino.
Na entrevista, o mandatário revelou a intenção que a Fifa tem de transformar o Mundial e fazer com que o torneio seja mais atrativo. No planejamento da federação, a competição vai ocupar no calendário o espaço que era Copa das Confederações, torneio que foi descontinuado. Segundo Infantino, o novo Mundial será como “uma Copa do Mundo de times”.
“O novo mundial será em 2025 e terá 32 times. Detalhes ainda precisam ser discutidos. Será como uma Copa do Mundo. Sei que o que decidimos é que haverá o Mundial de 32 times, a ser disputado de quatro em quatro anos. Será disputado no verão, no período que antes era da Copa de Confederações. Será um pouco mais longo. Mas terá os melhores times do mundo. Haverá detalhes a serem decididos por stakeholders (entidades e clubes)”, afirmou o presidente da Fifa.
Há três anos, a federação internacional chegou a anunciar um novo formato do Mundial, que seria com 24 clubes a partir de 2021. No entanto, a pandemia da Covid-19 alterou o calendário do futebol e impossibilitou a criação do modelo previsto pela entidade.
Gianni Infantino não revelou qual será o país-sede da primeira edição do novo Mundial de Clubes – é provável que o torneio seja disputado nos Estados Unidos como teste da Copa do Mundo de 2026. A federação internacional também não explicou como será a distribuição das vagas do novo modelo do torneio.
Na mesma entrevista, o mandatário da entidade anunciou a sede da edição de 2022, que será disputada no Marrocos. Atual campeão da Libertadores, o Flamengo é o representante da América do Sul no Mundial de Clubes.
Mundial Feminino
O presidente da Fifa também anunciou oficialmente a criação do Mundial de Clubes Feminino. Infantino não revelou detalhes do torneio, como número de participantes e data da primeira edição da competição. O Palmeiras é o atual campeão da Copa Libertadores Feminina.
Com Informações do Sbt Sports