O deputado estadual Fernando Braide deixou o PSD, partido ao qual estava filiado a pouco mais de um ano , e ingressou no Solidariedade (SDD).
A informação foi confirmada pelo parlamentar ao editor do Blog na tarde desta segunda-feira, 27.
Pré-candidato a deputado federal, Fernando integra um grupo parlamentar, formado por outros sete deputados, quais sejam Othelino Neto (SDD), Francisco Nagib (PSB), Leandro Bello (Podemos), Ricardo Rios (PC do B), Carlos Lula (PSB), Júlio Mendonça (PC do B) e Rodrigo Lago (PC do B), que, neste momento, faz oposição ao Governo na Assembleia Legislativa.
Ele explicou que sua ida para a nova legenda ocorreu dentro de uma articulação que visa dar quantidade necessária a este campo oposicionista para formar um Bloco Parlamentar na Alema.
De acordo com o regimento interno da Casa, o colegiado, para ser estabelecido, precisa de, no mínimo, seis membros.
Lula e Nagib estão impedidos devido ao fato do PSB fazer parte do blocão governista, denominado de Juntos Pelo Maranhão.
Bello já foi convencido pelo vice-governador Felipe Camarão (PT) a não se aventurar na empreitada.
Além de Othelino e Fernando, o Bloco de oposição seria composto por Rios, Mendonça, Lago e a deputada Ana do Gás, também do PC do B, sigla que está federada com o PT e PV.
Ocorre que a parlamentar é da base de apoio do governador Carlos Brandão (PSB) e irá manter este posicionamento, mesmo em um cenário no qual o seu partido libere seus representantes na Assembleia para compor o colegiado oposicionista.
O Solidariedade é presidido no Estado pela advogada Flávia Alves, que disputou a eleição para prefeita de São Luís, ano passado, tendo ficado em quinto lugar com 4.812 votos.
Ela é irmã de Othelino, que é, de fato, quem controla a legenda.
O deputado também é pré-candidato à Câmara Federal.