Sessão solene foi conduzida pela presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale, com a presença do governador Carlos Brandão, nesta quinta-feira (25).
Em sessão solene histórica, realizada nesta quinta-feira (25), a Assembleia Legislativa homenageou a ministra dos Povos Indígenas, maranhense Sônia Guajajara, com a medalha “Manuel Beckman”, maior comenda do Poder Legislativo do estado. A medalha é concedida a personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento do Maranhão.
O autor da proposição que homenageou a ministra Sonia Guajajara, deputado Ricardo Arruda (MDB), disse que, mais uma vez, a Assembleia presta homenagem aos povos originários. “É uma satisfação muito grande para esta Casa receber nossos irmãos indígenas, reconhecer sua importância para a nossa história, nossa formação cultural e por tudo que representam para o Maranhão”, enfatizou.
“A nossa ministra Sônia Guajajara poderia receber essa honraria por diversos motivos: pela sua trajetória de vida, pelo seu ativismo na defesa das causas do seu povo, por seu reconhecimento internacional. Sua história é de luta, mas, sobretudo, de vitórias! Sônia venceu todas as estatísticas! Saiu da Terra Indígena Arariboia, no interior do Maranhão, para se tornar umas das 100 personalidades mais influentes do mundo. Foi eleita deputada federal pelo estado mais rico da federação, São Paulo, e se tornou a primeira ministra dos Povos Indígenas do Brasil”, destacou Ricardo Arruda.
A sessão homenageou, também, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, com o Título de Cidadão Maranhense; e a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, com a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”. A sessão solene foi conduzida pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB), com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), parlamentares, autoridades e representações indígenas do Estado.