A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) acertou filiação ao PSD, juntamente com Mara Gabrilli (PSDB-SP). Com isso, o PSD se consolida com a maior bancada do Senado, e com isso chegará à eleição para o comando da Casa, em 1 de fevereiro, com uma bancada de 15 parlamentares.O PL, que lançou Rogério Marinho (RN), tem 13.
A expectativa é que ambas formalizem sua entrada na legenda presidida por Gilberto Kassab até este sábado (28). A filiação de Mara foi antecipada pela Folha de S.Paulo.
A legenda começará a próxima legislatura com 16 senadores. Isso porque Jussara Lima (PI), suplente de Wellington Dias (PT), assumirá em 2 de fevereiro, com o retorno do titular do mandato para o Ministério do Desenvolvimento Social.
Impacto no cenário político maranhense
De acordo com o Blog do Domingos Costa, Gama vê a filiação como uma oportunidade para assumir o partido no Maranhão, mas o pedido foi negado pelo presidente Gilberto Kassab, que confirma o deputado federal Edilázio Júnior no comando da legenda no Estado.
O problema político do partido é na capital. Isso porque a filiação de Eliziane foi acertada via ministro Flávio Dino durante reunião com Kassab realizada na última quinta-feira (19). Dino é adversário ferrenho do prefeito de São Luís Eduardo Braide, que ingressou na legenda no dia 22 de novembro de 2022.
Portanto, é um enorme constrangimento para Braide ter em seu partido uma senadora que é aliada de primeira hora de Flávio Dino. A insegurança é gigante!
E o mais curioso nessa “salada mista” do PSD maranhense é que o irmão do prefeito de São Luís, o deputado estadual Fernando Braide, filiou na sigla ontem, quinta-feira (26).
Com informações do Blog do Domingos Costa