Primeiro colocado no primeiro turno da eleição para prefeito de Imperatriz, tendo obtido 35,57% dos votos válidos, o deputado estadual Rildo Amaral (PP) deve receber o apoio do seu ex concorrente, o deputado federal Josivaldo JP (PSD), que ficou em terceiro lugar, com 21,08% da preferência do eleitorado.
Esta tendência foi apontada ao editor do Blog em conversa com agentes políticos da segunda maior cidade do Estado.
Até o fim de semana, de acordo com o que foi apurado, o governador Carlos Brandão (PSB), juntamente com seu chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira (PSDB), ex-prefeito do município, devem desembarcar em Imperatriz para participar de agenda institucional e ter uma conversa reservada com JP.
Brandão e Madeira apoiam a candidatura de Rildo.
Pesa a favor da aliança o fato de Josivaldo, hoje, deter boa relação com o Palácio dos Leões, tendo tido, por exemplo, considerável fatia dos recursos de suas emendas executada via Governo.
Outro fator pró-Rildo refere-se ao fato de Mariana Carvalho (Republicanos), segunda colocada no pleito, com 26,56% dos votos válidos e sua adversária, caso seja eleita prefeita, já possuir compromisso para 2026 com o deputado federal Aluísio Mendes, presidente do seu partido, e Luciano Galego – este último foi uma exigência imposta pelo PL, do deputado federal Josimar de Maranhãzinho.
Bater o martelo acerca de um acordo político entre Rildo e JP, este primeiro, sentado na cadeira de prefeito, apoiando o segundo para a reeleição daqui a dois anos, é um cenário mais do que cabível e que já está sendo construído, de acordo com políticos e analistas ouvidos.