A Polícia Civil do Maranhão, por meio do 2º Distrito Policial de Barra do Corda comandado pelo delegado Marcondes, com apoio da Guarda Municipal, prendeu três pessoas e apreendeu 85 cartões de benefícios sociais durante uma operação realizada no dia 5 de novembro de 2025.
A ação foi resultado do cumprimento de três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça, após investigação que apura o crime de retenção indevida de cartões e documentos de benefícios sociais e previdenciários, como Bolsa Família, BPC/LOAS e aposentadorias.
Durante as buscas, os policiais apreenderam cerca de 85 cartões bancários e de programas sociais, além de aproximadamente 40 documentos pessoais, entre RGs e CPFs.
A maioria dos materiais pertence a pessoas indígenas, segundo informou a Polícia Civil. Todo o material está sob custódia da Delegacia de Barra do Corda.
A polícia informou ainda que a lista com os nomes das vítimas será encaminhada aos dois polos da FUNAI no município, um do povo Guajajara e outro do povo Canela, para que a restituição dos documentos seja feita aos legítimos titulares.
De acordo com as investigações, as três mulheres presas atuavam em um esquema de agiotagem, em que valores eram emprestados com altas taxas de juros, e, como garantia, os cartões das vítimas eram retidos.
A polícia suspeita que dois homens lideram o grupo criminoso, que realizava saques mensais dos benefícios.
Eles assediavam indígenas e não indígenas a pegarem empréstimos com eles, mas com a condição de ficar com os cartões, além de juros altos.
A Polícia Civil do Maranhão reafirmou seu compromisso com a defesa das populações mais vulneráveis e orientou que as pessoas prejudicadas procurem o 2º Distrito Policial de Barra do Corda para reaver seus cartões e documentos.
O Blog ainda não teve acesso aos nomes das pessoas envolvidas que foram alvos da operação da polícia.












